Currículo Bilingue

Nosso ambiente de ensino oferece um currículo rico e sólido, do berçário ao 5º ano do fundamental I que tem como referência três propostas currículos pedagógicos:

- Base Comum Curricular (BNCC), elaborado pelo Ministério da Educação;

- The Early Years Foundation Stage (EYFS), programa educacional Britânico;

- The Cambridge Framework.

O currículo bilíngue das turmas do Toddlers ao K2 é transmitido através do método de imersão, isto é, os alunos têm contato com a língua portuguesa e inglesa nas situações de aprendizagem.

Nosso objetivo é tornar nossos estudantes competentes nos dois idiomas, as crianças bilíngues desenvolvem melhor suas capacidades cognitivas, destacando a inteligência verbal, o raciocínio lógico e criatividade. São inúmeras as vantagens para se investir na educação bilíngue, tanto no sentido do desenvolvimento das competências e habilidades individuais, como na percepção mais globalizada do mundo que se torna maior.

A partir do K3 (5 anos) os alunos iniciam com o “Framework” de Cambridge nas disciplinas inglês, matemática e ciências.

Ao longo do Ensino Fundamental I, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas, quanto o que ainda precisam aprender.

Ampliam-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente.

Fonte: BNCC, Ministério da Educação, Governo Federal.

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Biletramento

A alfabetização acontece simultaneamente na língua portuguesa e na língua inglesa, isto quer dizer que os nossos alunos durante o processo de alfabetização (à partir do K3) aprendem não só a entender e produzir contextos nos dois idiomas, como conseguem usá-los em textos variados com competência e facilidade, transformando essas línguas não apenas em ferramentas, mas tendo-as como recursos por meio dos quais elas podem se expressar.

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Units

Respeitando as muitas possibilidades de organização do conhecimento escolar, trabalhamos com unidades que integram as várias áreas do conhecimento. Estas unidades integram de forma transdisciplinar conceitos e habilidades essenciais.

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Leitura

• As plataformas de leitura em inglês usadas pelo Uni estão correlacionadas com o currículo Brasileiro e de Cambridge. Elas têm como objetivo estabelecer consciência fonológica, ampliar o vocabulário e a fluência no idioma. Concentram-se na compreensão da leitura promovendo o desenvolvimento das habilidades do pensamento.

• O Book Club é uma biblioteca de classe, o qual possui o propósito de proporcionar as crianças e aos pais a oportunidade de fazerem leitura compratilhada pelo prazer de ler - "Reading for Fun". As crianças adquirem o hábito de levar livros para casa para serem compartilhados com a família. Momento único de grande aprendizagem criando futuros leitores.

• Levelled Reading Books são coleções de livros nivelados de acordo com a sequência fonológica indicada para alfabetização em inglês.

Pedagogia Diferenciada

Pedagogia Diferenciada ou Pedagogia da Diferenciação é conhecida como um instrumento, uma atitute, abordagem, filosofia, estratégica de adaptação do currículo ou um modelo de gestão de sala de aula. O objetivo é considerar a diversidade dos alunos e dar a todos eles a chance de aprender. Diferenciar é também elevar a qualidade do ensino.

Fonte: Tomlinson, Carol (2001).




CLIL - Ensino-Aprendizagem de Língua e Conteúdos Integrados

O CLIL é uma abordagem educacional na qual a aprendizagem de uma língua estrangeira é combinada com a aprendizagem de conteúdos específicos do currículo. No caso da aprendizagem do Inglês, a aprendizagem é combinada com conteúdo de outras disciplinas, como ciências, geografia, matemática e história. Em contraste com as lições de inglês como língua estrangeira (EFL), os alunos não apenas aprendem inglês, mas também adquirem conhecimentos específicos de assuntos do currículo pela língua estrangeira.

Fonte: Goethe Institut.

Base Nacional Comum Curricular - BNCC - Brazil


Na educação infantil, seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento devem ser assegurados:

  1. Viver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, usando diferentes idiomas, expandindo o conhecimento de si e dos outros, e respeitando a cultura e as diferenças entre as pessoas.
  2.                     
  3. Jogar diariamente de diferentes formas, em diferentes espaços e horários, com diferentes parceiros (crianças e adultos), expandindo e diversificando seu acesso à produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas e cognitivas, além do social e relacional.
  4.                     
  5. Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão escolar quanto das atividades propostas pelo educador e no desempenho das atividades da vida diária: como a escolha dos jogos, materiais e ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e conhecimentos, decidindo e se posicionando.
  6. Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos e elementos da natureza dentro e fora da escola, expandindo seus conhecimentos de cultura em suas diversas modalidades: artes, escrita, ciência e tecnologia.
  7. Expressar, de forma dialógica, criativa e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questões, por meio de diferentes línguas.
  8. Conhecer e construir a sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de você e seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidado, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e no contexto familiar e comunitário.

Considerando que, na educação infantil, o aprendizado e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturadores as interações e brincadeiras, assegurando-lhes o direito de viver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer uns aos outros, a organização curricular da Educação Infantil no BNCC está estruturado em cinco campos de experiência, dentro dos quais os objetivos de aprendizado e desenvolvimento são definidos.

Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e experiências concretas do cotidiano das crianças e de seus saberes, entrelaçando-as com o saber que faz parte do patrimônio cultural. A definição e denominação dos campos de experiência também se baseia no que o DCNEI possui em relação aos conhecimentos e conhecimentos fundamentais a serem fornecidos às crianças e associados às suas experiências. Considerando esse conhecimento, os campos de experiência em que o BNCC é organizado são:

É na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista. Conforme vivem suas primeiras experiências sociais (na família, na instituição escolar, na coletividade), constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando- se como seres individuais e sociais. Ao mesmo tempo que participam de relações sociais e de cuidados pessoais, as crianças constroem sua autonomia e senso de autocuidado, de reciprocidade e de interdependência com o meio. Por sua vez, na Educação Infantil, é preciso criar oportunidades para que as crianças entrem em contato com outros grupos sociais e culturais, outros modos de vida, diferentes atitudes, técnicas e rituais de cuidados pessoais e do grupo, costumes, celebrações e narrativas. Nessas experiências, elas podem ampliar o modo de perceber a si mesmas e ao outro, valorizar sua identidade, respeitar os outros e reconhecer as diferenças que nos constituem como seres humanos.

Com o corpo (por meio dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos), as crianças, desde cedo, exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno, estabelecem relações, expressam-se, brincam e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes dessa corporeidade. Por meio das diferentes linguagens, como a música, a dança, o teatro, as brincadeiras de faz de conta, elas se comunicam e se expressam no entrelaçamento entre corpo, emoção e linguagem. As crianças conhecem e reconhecem as sensações e funções de seu corpo e, com seus gestos e movimentos, identificam suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo, ao mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que pode ser um risco à sua integridade física. Na Educação Infantil, o corpo das crianças ganha centralidade, pois ele é o partícipe privilegiado das práticas pedagógicas de cuidado físico, orientadas para a emancipação e a liberdade, e não para a submissão. Assim, a instituição escolar precisa promover oportunidades ricas para que as crianças possam, sempre animadas pelo espírito lúdico e na interação com seus pares, explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo, para descobrir variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo (tais como sentar com apoio, rastejar, engatinhar, escorregar, caminhar apoiando-se em berços, mesas e cordas, saltar, escalar, equilibrar-se, correr, dar cambalhotas, alongar-se etc.).

Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no cotidiano da instituição escolar, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras. Com base nessas experiências, elas se expressam por várias linguagens, criando suas próprias produções artísticas ou culturais, exercitando a autoria (coletiva e individual) com sons, traços, gestos, danças, mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagens, manipulação de diversos materiais e de recursos tecnológicos. Essas experiências contribuem para que, desde muito pequenas, as crianças desenvolvam senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca. Portanto, a Educação Infantil precisa promover a participação das crianças em tempos e espaços para a produção, manifestação e apreciação artística, de modo a favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da expressão pessoal das crianças, permitindo que se apropriem e reconfigurem, permanentemente, a cultura e potencializem suas singularidades, ao ampliar repertórios e interpretar suas experiências e vivências artísticas.

Desde o nascimento, as crianças participam de situações comunicativas cotidianas com as pessoas com as quais interagem. As primeiras formas de interação do bebê são os movimentos do seu corpo, o olhar, a postura corporal, o sorriso, o choro e outros recursos vocais, que ganham sentido com a interpretação do outro. Progressivamente, as crianças vão ampliando e enriquecendo seu vocabulário e demais recursos de expressão e de compreensão, apropriando-se da língua materna – que se torna, pouco a pouco, seu veículo privilegiado de interação. Na Educação Infantil, é importante promover experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral, pois é na escuta de histórias, na participação em conversas, nas descrições, nas narrativas elaboradas individualmente ou em grupo e nas implicações com as múltiplas linguagens que a criança se constitui ativamente como sujeito singular e pertencente a um grupo social. Desde cedo, a criança manifesta curiosidade com relação à cultura escrita: ao ouvir e acompanhar a leitura de textos, ao observar os muitos textos que circulam no contexto familiar, comunitário e escolar, ela vai construindo sua concepção de língua escrita, reconhecendo diferentes usos sociais da escrita, dos gêneros, suportes e portadores. Na Educação Infantil, a imersão na cultura escrita deve partir do que as crianças conhecem e das curiosidades que deixam transparecer. As experiências com a literatura infantil, propostas pelo educador, mediador entre os textos e as crianças, contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo. Além disso, o contato com histórias, contos, fábulas, poemas, cordéis etc. propicia a familiaridade com livros, com diferentes gêneros literários, a diferenciação entre ilustrações e escrita, a aprendizagem da direção da escrita e as formas corretas de manipulação de livros. Nesse convívio com textos escritos, as crianças vão construindo hipóteses sobre a escrita que se revelam, inicialmente, em rabiscos e garatujas e, à medida que vão conhecendo letras, em escritas espontâneas, não convencionais, mas já indicativas da compreensão da escrita como sistema de representação da língua.

As crianças vivem inseridas em espaços e tempos de diferentes dimensões, em um mundo constituído de fenômenos naturais e socioculturais. Desde muito pequenas, elas procuram se situar em diversos espaços (rua, bairro, cidade etc.) e tempos (dia e noite; hoje, ontem e amanhã etc.). Demonstram também curiosidade sobre o mundo físico (seu próprio corpo, os fenômenos atmosféricos, os animais, as plantas, as transformações da natureza, os diferentes tipos de materiais e as possibilidades de sua manipulação etc.) e o mundo sociocultural (as relações de parentesco e sociais entre as pessoas que conhece; como vivem e em que trabalham essas pessoas; quais suas tradições e seus costumes; a diversidade entre elas etc.). Além disso, nessas experiências e em muitas outras, as crianças também se deparam, frequentemente, com conhecimentos matemáticos (contagem, ordenação, relações entre quantidades, dimensões, medidas, comparação de pesos e de comprimentos, avaliação de distâncias, reconhecimento de formas geométricas, conhecimento e reconhecimento de numerais cardinais e ordinais etc.) que igualmente aguçam a curiosidade. Portanto, a Educação Infantil precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações. Assim, a instituição escolar está criando oportunidades para que as crianças ampliem seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural e possam utilizá-los em seu cotidiano.

The Cambridge Framework

O currículo internacional de Cambridge estabelece um padrão global para educação e é reconhecido por universidades e empregadores em todo o mundo. O currículo é flexível, desafiador e inspirador, culturalmente sensível, mas internacional na abordagem. Os estudantes de Cambridge desenvolvem uma curiosidade informada e uma paixão duradoura pelo aprendizado. Eles também ganham as habilidades essenciais necessárias para o sucesso na universidade e em suas futuras carreiras.

Fonte: Cambridge Assessment International Education.

O Cambridge Primary English permite que os alunos se comuniquem com confiança e eficácia e desenvolvam habilidades críticas para responder a uma variedade de informações, mídia e textos com compreensão e prazer.

Os alunos que seguem essa estrutura curricular desenvolverão uma competência da primeira língua em inglês, baseada em currículo projetado para ser bem-sucedido em qualquer cultura e promover o entendimento intercultural.

O currículo bilíngue de matemática é dividido em cinco áreas: número, geometria, medidas, manipulação de dados e resolução de problemas. Este currículo se concentra em princípios, padrões, sistemas, funções e relacionamentos para que os alunos possam aplicar seus conhecimentos matemáticos e desenvolver uma compreensão holística do assunto.

Esta estrutura curricular abrange quatro áreas de conteúdo: investigação científica, biologia, química e física. A investigação científica é sobre a considerar ideias, avaliar evidências, planejar, investigar, registrar e analisar dados. Os objetivos da investigação científica sustentam a biologia, a química e a física, que se concentram no desenvolvimento da confiança e do interesse pelo conhecimento científico.

A consciência ambiental e a história da ciência também fazem parte do currículo. A estrutura curricular “Cambridge Primary Science” fornece uma base sólida sobre a qual as etapas posteriores da educação podem ser construídas.

Este currículo desenvolve as habilidades dos alunos de falar, ouvir, ler e escrever em inglês. Ele foi desenvolvido em conjunto com o Cambridge Assessment English e é baseado no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR) do Conselho da Europa, usado em todo o mundo para mapear o progresso dos alunos em inglês.

Avaliação Cambridge

A partir do Stage 3 (Grade 2) os alunos farão o "Progression Tests" corrigidos pela escola seguindo as instruções de Cambridge.

Ao final do Stage 6 (Grade 5), os alunos podem fazer o "Cambridge Primary Checkpoint" de cada matéria, uma avaliação externa com exames corrigidos em Cambridge.





Certificado Cambridge

O aluno receberá ao final do Stage 6, mediante realização do "Checkpoint" de cada matéria, o "Statement of Achievement" e o "Report to Student".

Preschool Avaliação

Na educação infantil, a avaliação é vista como um processo ensino-aprendizagem, ela ocorre de forma gradual, contínua, cumulativa e integrativa, envolvendo ações, sentimentos, erros, acertos e novas descobertas.

Semestralmente realizamos um encontro individual com os pais, onde apresentamos as atividades realizadas ao longo do período, acompanhado de um relatório individual.

CD - Começando a Desenvolver
D - Desenvolvendo
MB - Muito bom

Avaliação Escola Primária

A avaliação para os alunos do 1º ao 3º ano será realizada através de observações, coleta de evidências e atividades de avaliação. O relatório descritivo que retrata o desenvolvimento do aluno em cada uma das áreas de aprendizagem será enviado trimestralmente.

CD - Começando a desenvolver
ED - Desenvolvimento
S - Satisfatório
MB - Muito Bom

Do 4º ano em diante o relatório continuará a ser enviado trimestralmente e a verificação do rendimento escolar também continuará a basear-se em observações, coleta de evidências e atividades de avaliação com datas marcadas.

O resultado do boletim seguirá o padrão internacional, onde A* é excelente e F é reprovado. O aluno deverá atingir o resultado E, ou seja, média de 7,0 para prosseguir para o próximo ano.

Material Escolar e Pedagógico

O material pedagógico produzido por nossa equipe de educadores contempla nossa metodologia e filosofia educacional. Usamos uma diversidade de recursos que servem como ferramentas para a aprendizagem interativa dos alunos.

O material escolar é fornecido pela escola. Lápis, canetas, réguas e outros materiais necessários para as atividades de sala serão compartilhados pelas crianças, favorecendo assim mais oportunidades para o desenvolvimento de habilidades sociais.

Períodos

Preschool - Matutino

08:00 - 12:00

Preschool - Vespertino

13:30 - 17:30

Preschool - Intermediário Matutino

08:00 - 14:00

Preschool - Intermediário vespertino

10:30 - 17:30

Full Day

08:00 - 17:30

Primary Grade 1 até 3

Seg/Qua/Sex
08:00 - 12:00
13:00 – 16:00

Ter/Qui
08:00 – 12:30

Primary Grade 4 e 5

08:00 – 12:00
13:00 – 16:00

Aulas extracurriculares

Judô, Patinação, Ioga

Uniform

Uniforme diferenciado com design exclusivo.

O uso do uniforme é obrigatório e pode ser adquirido na Escola, proporcionando assim maior comodidade aos pais.

Uni Bilingual School

Uni APP

O aplicativo substitui a agenda. Uma ferramenta sustentável que contém informações importantes sobre o dia do seu filho na escola.

Disponível na Apple Store e no Google Play.

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