A alfabetização acontece simultaneamente na língua portuguesa e na língua inglesa, isto quer dizer que os nossos alunos durante o processo de alfabetização (à partir do K3) aprendem não só a entender e produzir contextos nos dois idiomas, como conseguem usá-los em textos variados com competência e facilidade, transformando essas línguas não apenas em ferramentas, mas tendo-as como recursos por meio dos quais elas podem se expressar.
Respeitando as muitas possibilidades de organização do conhecimento escolar, trabalhamos com unidades que integram as várias áreas do conhecimento. Estas unidades integram de forma transdisciplinar conceitos e habilidades essenciais.
• As plataformas de leitura em inglês usadas pelo Uni estão correlacionadas com o currículo Brasileiro e de Cambridge. Elas têm como objetivo estabelecer consciência fonológica, ampliar o vocabulário e a fluência no idioma. Concentram-se na compreensão da leitura promovendo o desenvolvimento das habilidades do pensamento.
• O Book Club é uma biblioteca de classe, o qual possui o propósito de proporcionar as crianças e aos pais a oportunidade de fazerem leitura compratilhada pelo prazer de ler - "Reading for Fun". As crianças adquirem o hábito de levar livros para casa para serem compartilhados com a família. Momento único de grande aprendizagem criando futuros leitores.
• Levelled Reading Books são coleções de livros nivelados de acordo com a sequência fonológica indicada para alfabetização em inglês.
Pedagogia Diferenciada ou Pedagogia da Diferenciação é conhecida como um instrumento, uma atitute, abordagem, filosofia, estratégica de adaptação do currículo ou um modelo de gestão de sala de aula. O objetivo é considerar a diversidade dos alunos e dar a todos eles a chance de aprender. Diferenciar é também elevar a qualidade do ensino.
Fonte: Tomlinson, Carol (2001).
O CLIL é uma abordagem educacional na qual a aprendizagem de uma língua estrangeira é combinada com a aprendizagem de conteúdos específicos do currículo. No caso da aprendizagem do Inglês, a aprendizagem é combinada com conteúdo de outras disciplinas, como ciências, geografia, matemática e história. Em contraste com as lições de inglês como língua estrangeira (EFL), os alunos não apenas aprendem inglês, mas também adquirem conhecimentos específicos de assuntos do currículo pela língua estrangeira.
Fonte: Goethe Institut.
Considerando que, na educação infantil, o aprendizado e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturadores as interações e brincadeiras, assegurando-lhes o direito de viver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer uns aos outros, a organização curricular da Educação Infantil no BNCC está estruturado em cinco campos de experiência, dentro dos quais os objetivos de aprendizado e desenvolvimento são definidos.
Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e experiências concretas do cotidiano das crianças e de seus saberes, entrelaçando-as com o saber que faz parte do patrimônio cultural. A definição e denominação dos campos de experiência também se baseia no que o DCNEI possui em relação aos conhecimentos e conhecimentos fundamentais a serem fornecidos às crianças e associados às suas experiências. Considerando esse conhecimento, os campos de experiência em que o BNCC é organizado são:
É na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista. Conforme vivem suas primeiras experiências sociais (na família, na instituição escolar, na coletividade), constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando- se como seres individuais e sociais. Ao mesmo tempo que participam de relações sociais e de cuidados pessoais, as crianças constroem sua autonomia e senso de autocuidado, de reciprocidade e de interdependência com o meio. Por sua vez, na Educação Infantil, é preciso criar oportunidades para que as crianças entrem em contato com outros grupos sociais e culturais, outros modos de vida, diferentes atitudes, técnicas e rituais de cuidados pessoais e do grupo, costumes, celebrações e narrativas. Nessas experiências, elas podem ampliar o modo de perceber a si mesmas e ao outro, valorizar sua identidade, respeitar os outros e reconhecer as diferenças que nos constituem como seres humanos.
Com o corpo (por meio dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos), as crianças, desde cedo, exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno, estabelecem relações, expressam-se, brincam e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes dessa corporeidade. Por meio das diferentes linguagens, como a música, a dança, o teatro, as brincadeiras de faz de conta, elas se comunicam e se expressam no entrelaçamento entre corpo, emoção e linguagem. As crianças conhecem e reconhecem as sensações e funções de seu corpo e, com seus gestos e movimentos, identificam suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo, ao mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que pode ser um risco à sua integridade física. Na Educação Infantil, o corpo das crianças ganha centralidade, pois ele é o partícipe privilegiado das práticas pedagógicas de cuidado físico, orientadas para a emancipação e a liberdade, e não para a submissão. Assim, a instituição escolar precisa promover oportunidades ricas para que as crianças possam, sempre animadas pelo espírito lúdico e na interação com seus pares, explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo, para descobrir variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo (tais como sentar com apoio, rastejar, engatinhar, escorregar, caminhar apoiando-se em berços, mesas e cordas, saltar, escalar, equilibrar-se, correr, dar cambalhotas, alongar-se etc.).
Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no cotidiano da instituição escolar, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras. Com base nessas experiências, elas se expressam por várias linguagens, criando suas próprias produções artísticas ou culturais, exercitando a autoria (coletiva e individual) com sons, traços, gestos, danças, mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagens, manipulação de diversos materiais e de recursos tecnológicos. Essas experiências contribuem para que, desde muito pequenas, as crianças desenvolvam senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca. Portanto, a Educação Infantil precisa promover a participação das crianças em tempos e espaços para a produção, manifestação e apreciação artística, de modo a favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da expressão pessoal das crianças, permitindo que se apropriem e reconfigurem, permanentemente, a cultura e potencializem suas singularidades, ao ampliar repertórios e interpretar suas experiências e vivências artísticas.
Desde o nascimento, as crianças participam de situações comunicativas cotidianas com as pessoas com as quais interagem. As primeiras formas de interação do bebê são os movimentos do seu corpo, o olhar, a postura corporal, o sorriso, o choro e outros recursos vocais, que ganham sentido com a interpretação do outro. Progressivamente, as crianças vão ampliando e enriquecendo seu vocabulário e demais recursos de expressão e de compreensão, apropriando-se da língua materna – que se torna, pouco a pouco, seu veículo privilegiado de interação. Na Educação Infantil, é importante promover experiências nas quais as crianças possam falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral, pois é na escuta de histórias, na participação em conversas, nas descrições, nas narrativas elaboradas individualmente ou em grupo e nas implicações com as múltiplas linguagens que a criança se constitui ativamente como sujeito singular e pertencente a um grupo social. Desde cedo, a criança manifesta curiosidade com relação à cultura escrita: ao ouvir e acompanhar a leitura de textos, ao observar os muitos textos que circulam no contexto familiar, comunitário e escolar, ela vai construindo sua concepção de língua escrita, reconhecendo diferentes usos sociais da escrita, dos gêneros, suportes e portadores. Na Educação Infantil, a imersão na cultura escrita deve partir do que as crianças conhecem e das curiosidades que deixam transparecer. As experiências com a literatura infantil, propostas pelo educador, mediador entre os textos e as crianças, contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo. Além disso, o contato com histórias, contos, fábulas, poemas, cordéis etc. propicia a familiaridade com livros, com diferentes gêneros literários, a diferenciação entre ilustrações e escrita, a aprendizagem da direção da escrita e as formas corretas de manipulação de livros. Nesse convívio com textos escritos, as crianças vão construindo hipóteses sobre a escrita que se revelam, inicialmente, em rabiscos e garatujas e, à medida que vão conhecendo letras, em escritas espontâneas, não convencionais, mas já indicativas da compreensão da escrita como sistema de representação da língua.
As crianças vivem inseridas em espaços e tempos de diferentes dimensões, em um mundo constituído de fenômenos naturais e socioculturais. Desde muito pequenas, elas procuram se situar em diversos espaços (rua, bairro, cidade etc.) e tempos (dia e noite; hoje, ontem e amanhã etc.). Demonstram também curiosidade sobre o mundo físico (seu próprio corpo, os fenômenos atmosféricos, os animais, as plantas, as transformações da natureza, os diferentes tipos de materiais e as possibilidades de sua manipulação etc.) e o mundo sociocultural (as relações de parentesco e sociais entre as pessoas que conhece; como vivem e em que trabalham essas pessoas; quais suas tradições e seus costumes; a diversidade entre elas etc.). Além disso, nessas experiências e em muitas outras, as crianças também se deparam, frequentemente, com conhecimentos matemáticos (contagem, ordenação, relações entre quantidades, dimensões, medidas, comparação de pesos e de comprimentos, avaliação de distâncias, reconhecimento de formas geométricas, conhecimento e reconhecimento de numerais cardinais e ordinais etc.) que igualmente aguçam a curiosidade. Portanto, a Educação Infantil precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações. Assim, a instituição escolar está criando oportunidades para que as crianças ampliem seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural e possam utilizá-los em seu cotidiano.
O Cambridge Primary English permite que os alunos se comuniquem com confiança e eficácia e desenvolvam habilidades críticas para responder a uma variedade de informações, mídia e textos com compreensão e prazer.
Os alunos que seguem essa estrutura curricular desenvolverão uma competência da primeira língua em inglês, baseada em currículo projetado para ser bem-sucedido em qualquer cultura e promover o entendimento intercultural.
O currículo bilíngue de matemática é dividido em cinco áreas: número, geometria, medidas, manipulação de dados e resolução de problemas. Este currículo se concentra em princípios, padrões, sistemas, funções e relacionamentos para que os alunos possam aplicar seus conhecimentos matemáticos e desenvolver uma compreensão holística do assunto.
Esta estrutura curricular abrange quatro áreas de conteúdo: investigação científica, biologia, química e física. A investigação científica é sobre a considerar ideias, avaliar evidências, planejar, investigar, registrar e analisar dados. Os objetivos da investigação científica sustentam a biologia, a química e a física, que se concentram no desenvolvimento da confiança e do interesse pelo conhecimento científico.
A consciência ambiental e a história da ciência também fazem parte do currículo. A estrutura curricular “Cambridge Primary Science” fornece uma base sólida sobre a qual as etapas posteriores da educação podem ser construídas.
Este currículo desenvolve as habilidades dos alunos de falar, ouvir, ler e escrever em inglês. Ele foi desenvolvido em conjunto com o Cambridge Assessment English e é baseado no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR) do Conselho da Europa, usado em todo o mundo para mapear o progresso dos alunos em inglês.
A partir do Stage 3 (Grade 2) os alunos farão o "Progression Tests" corrigidos pela escola seguindo as instruções de Cambridge.
Ao final do Stage 6 (Grade 5), os alunos podem fazer o "Cambridge Primary Checkpoint" de cada matéria, uma avaliação externa com exames corrigidos em Cambridge.
O aluno receberá ao final do Stage 6, mediante realização do "Checkpoint" de cada matéria, o "Statement of Achievement" e o "Report to Student".
A avaliação para os alunos do 1º ao 3º ano será realizada através de observações, coleta de evidências e atividades de avaliação. O relatório descritivo que retrata o desenvolvimento do aluno em cada uma das áreas de aprendizagem será enviado trimestralmente.
CD - Começando a desenvolver
ED - Desenvolvimento
S - Satisfatório
MB - Muito Bom
Do 4º ano em diante o relatório continuará a ser enviado trimestralmente e a verificação do rendimento escolar também continuará a basear-se em observações, coleta de evidências e atividades de avaliação com datas marcadas.
O resultado do boletim seguirá o padrão internacional, onde A* é excelente e F é reprovado. O aluno deverá atingir o resultado E, ou seja, média de 7,0 para prosseguir para o próximo ano.
O material pedagógico produzido por nossa equipe de educadores contempla nossa metodologia e filosofia educacional. Usamos uma diversidade de recursos que servem como ferramentas para a aprendizagem interativa dos alunos.
O material escolar é fornecido pela escola. Lápis, canetas, réguas e outros materiais necessários para as atividades de sala serão compartilhados pelas crianças, favorecendo assim mais oportunidades para o desenvolvimento de habilidades sociais.
08:00 - 12:00
13:30 - 17:30
08:00 - 14:00
10:30 - 17:30
08:00 - 17:30
Seg/Qua/Sex
08:00 - 12:00
13:00 – 16:00
Ter/Qui
08:00 – 12:30
08:00 – 12:00
13:00 – 16:00
O aplicativo substitui a agenda. Uma ferramenta sustentável que contém informações importantes sobre o dia do seu filho na escola.
Disponível na Apple Store e no Google Play.
Telefone: (47) 3025-5678
E-mail: office@unischools.com.br